Belo Horizonte,  Brasil,  Circuito Praça da Liberdade,  Minas Gerais

Conheça o Palácio da Liberdade

O Palácio da Liberdade em Belo Horizonte, Minas Gerais, é um ícone arquitetônico, artístico e decorativo que compõe o circuito da Praça da Liberdade. No passado, ele foi palco de importantes decisões políticas de Minas Gerais e do Brasil.

Fachada do Palácio da Liberdade - Belo Horizonte - MG
Fachada do Palácio da Liberdade – Belo Horizonte – MG

Sua construção teve início em 1895 e a abertura parcial de suas instalações ocorreu juntamente com a inauguração da “Cidade de Minas”, nova capital mineira, em 1897. O Palácio da Liberdade foi construído principalmente com o objetivo de abrigar a sede administrativa do governo de Minas Gerais como também ser a residência oficial dos governadores do estado. 

Jardins do Palácio da Liberdade - Belo Horizonte - MG
Jardins do Palácio da Liberdade – Belo Horizonte – MG

O Palácio da Liberdade e a Praça da Liberdade ocupam posição de destaque na cidade e apresentam, em seus elementos arquitetônicos e estilísticos, uma arquitetura eclética.

Um lugar interessante que talvez muitos dos próprios mineiros não conheçam, e que vale pelos seus jardins e por seu belo interior.

Já na entrada do prédio, você irá se deparar com uma imponente escadaria de ferro com motivos florais e mármore de Carrara, fabricada na Alemanha. Um lado era para subir e o outro para descer.

No total são 30 salas, que trazem a história de vários ex-governadores de Minas Gerais. No hall de entrada é permitido tirar fotos, mas no restante dos andares não. Os visitantes também devem se manter dentro dos limites do tapete vermelho, mas essas recomendações são todas passadas no início da visita.

Como os jardins são encantadores, ele é um lugar gostoso, bom para sentar e parar no tempo, ou talvez viajar no tempo.

Jardins do Palácio da Liberdade - Belo Horizonte - MG
Jardins do Palácio da Liberdade – Belo Horizonte – MG

Nos jardins a visita é livre, mas no interior ela é guiada, dura aproximadamente um hora e é muito elucidativa.

Na parte exterior do edifício você pode passear pelos jardins, apreciar a linda fonte, sentar-se no coreto, que ostenta um bonito ornamento artesanal de cipós e troncos feitos de cimento armado.

Vista de cima do coreto - Palácio da Liberdade - Belo Horizonte - MG
Vista de cima do coreto – Palácio da Liberdade – Belo Horizonte – MG

Por sinal, este é um dos poucos coretos que apresentam características da época.  E também é possível ter uma bela vista para o lago e para o palácio.

Igualmente lindos são os jardins, que mantêm o aspecto original com esculturas francesas em mármore branco e postes que sustentam águias de metal cercadas por luminárias.

Há ainda um orquidário da época da construção da capital mineira, que, mesmo sendo modesto, ainda assim, ele não deixa de dar um toque de beleza ao lugar. Infelizmente quando estive lá não tive a sorte de ver orquídeas floridas.

Orquidário do Palácio da Liberdade - Belo Horizonte - MG
Orquidário do Palácio da Liberdade – Belo Horizonte – MG

Além disso tudo, você irá encontrar várias árvores, plantadas pelos governadores a cada novo mandato, difícil vai ser saber quem plantou qual, acho que deveriam especificar, seria mais interessante.

Jardim do Palácio da Liberdade - Belo Horizonte - MG
Jardim do Palácio da Liberdade – Belo Horizonte – MG

Conforme disse no início, a visitação ao interior do Palácio é guiada, em grupos de no máximo trinta pessoas, e para tal, é preciso fazer o agendamento pelo site da APPA.

Antes de entrar você deixa bolsas e mochilas num armário, logo no portão de entrada que fica na Avenida Cristovão Colombo, isso vale inclusive para visitar a parte externa. À chegada do horário agendado, simpáticos acompanhantes estarão aguardando para orientar sua caminhada na história de Minas.

Do hall de entrada, você terá uma bela vista das palmeiras da Praça da Liberdade, eu achei incrível!

Vista das palmeiras da Praça da Liberdade - Belo Horizonte - MG
Vista das palmeiras da Praça da Liberdade – Belo Horizonte – MG

Os guias irão passar algumas recomendações em relação a visita e falarão um pouco de como se deu a construção e decoração do Palácio, assim como vão elucidar sobre a origem dos móveis e objetos, que vêm de várias partes do mundo.

No primeiro pavimento você irá encontrar a foto de todos os governadores de Minas.

Igualmente interessante é a visitação no piso superior, gostei bastante, sobretudo do lustre e das pinturas nas paredes, pois é pintura mesmo e não papel de parede.

Sobretudo me chamou a atenção as pinturas que evocam ordem, progresso, liberdade e fraternidade, todas figuras femininas de muito bom gosto.

A propósito, na minha opinião O Palácio da Liberdade possui uma decoração bem eclética e de muito bom gosto no geral.

Certamente, é possível afirmar, que o Palácio da Liberdade permanece como testemunho do passar dos anos. Refletir sobre o que ele representou e ainda representa é um caminho para a compreensão do modo como as pessoas significam e/ou ressignificam o território que habitam.


Horários e dias de funcionamento

  • Dias: sábados e domingos 
  • Horário: das 10h00 às 16h00, com entrada de grupos limitados a cada 30 minutos.
  • Duração: aproximadamente 1 hora. É necessário apresentar-se à recepção com 30 minutos de antecedência ao horário agendado.

Mais Informações

Telefone: (31) 3224-1919 – Ramal 32 (Atendimento: das 14h às 17h)

Olá mundo! Para uma pessoa que doida por viagem, nada como um blog de outra pessoa doida por viagem, é isso que sou. Professora universitária, poeta, escritora de livros infantis e apaixonada pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram