Ásia,  Irã

Viajando sozinha pelo Irã: o país dos aiatolás e da antiga Pérsia

A primeira reação que é expressada quando você fala que vai para o Irã é: “você é doida! Lá é muito perigoso! O que você vai fazer lá?” Mas, lamento dizer que tudo isso está errado. O Irã é um país maravilhoso e com certeza posso afirmar que essa foi uma das melhores viagens de minha vida. Aqui vou contar como foi fazer essa imersão sozinha pelo país dos aiatolás e da antiga Pérsia.

Complexo de Sa'dabad (Persa: مجموعه سعدآباد - Majmue ye Sa'dābād) - Teerão - Irã
Complexo de Sa’dabad (Persa: مجموعه سعدآباد – Majmue ye Sa’dābād) – Teerão – Irã

Eu viajei pelo Irã durante 13 dias e posso dizer que foi muito bom. O país é lindo, o povo é muito simpático, a culinária é uma delícia e a imersão cultural é muito grande. Como fui sozinha, contratei um tour ainda no Brasil, só que com um a empresa é especializada em operar tour para o Irã. Fiz a contratação pela internet e no Irã tive um guia iraniano que falava espanhol.

Por medida de segurança minha, sempre deixo uma margem de conexão de no mínimo três horas no aeroporto onde vou passar pela imigração. Porém, a viagem é longa, ainda mais por causa dos tempos de conexão, que nessa viagem foram de até oito horas, fazendo com que a viagem fosse mais longa do que realmente é. Viajei pela empresa KLM com conexão em Amsterdam,

Simpáticas jovens iranianas - Teerã - Irã
Simpáticas jovens iranianas – Teerã – Irã

Minha viagem não se resumiu apenas a visitar Teerã, que é a capital do Irã, localizada a norte do país. Aproveitei para conhecer um pouco mais do Irã, afinal, não saí de tão longe para me contentar com mixaria, mas isso eu conto em outro post.

Como escrevi anteriormente, o povo iraniano é super simpático e gostam muito de interação com estrangeiros, porém, poucos são versados no inglês. Por outro lado, a cultura deles é completamente diferente da nossa e não adianta fazer cara feia, se vai para lá precisa respeitar isso, aliás, isso vale para qualquer destino do mundo. Inclusive vale dizer que eles seguem princípios religiosos muito rígidos.

Aiatolás - Teerã - Irã
Aiatolás – Teerã – Irã

O que fazer em Teerã

A capital do Irã, é uma grande metrópole, com cerca de 8 milhões de habitantes e conta com mais ou menos uns 800 parques, onde sua população faz piqueniques. Além disso, Teerã é rodeada de montanhas, com neve no topo.

Dicas de lugares para conhecer em Teerã

Conheça a Torre Azadi, que foi construída em 1971 para comemorar os 2500 anos do Império Persa. Foi chamada inicialmente de Shahyād, que significa “memorial dos reis”, mas devido a vários protestos em 1978 mudou seu nome para Azadi, que significa “liberdade”.

Torre Azadi - Teerã - Irã
Torre Azadi – Teerã – Irã

Você pode também visitar o magnífico Golestan Palace, que foi sede da família Qajar, que chegou ao poder em 1779 e é um dos mais antigos monumentos históricos de Teerã, sendo atualmente também um museu histórico, Patrimônio da Humanidade desde 2013 pela UNESCO. O ponto alto desta visita, na minha opinião, é o salão dos espelhos.

Outro lugar que fui visitar foi o National Jewels Museum, ou Museu Nacional das Joias, este é um dos museus mais impressionantes do Irã. Realmente imperdível, dizem que não há no mundo uma coleção de joias, pedras preciosas e objetos tão valiosos para contemplação.

Claro que o tesouro está protegido por um rigoroso esquema de segurança, considerado inviolável. O diamante rosa, “Daryaye Noor”, mais caro do mundo, também está nesta coleção. Adorei ver de perto o diamante que possui 182 quilates. Evidentemente, não pode fotografar nada lá dentro.

Diamante "Daryaye Noor" - Teerã - Irã
Diamante “Daryaye Noor” – Teerã – Irã

Já que estava no Irã, fui visitar o Carpet Museum of Iran, que já dá para perceber pelo nome que é um museu de tapetes, com uma grande variedade de tapetes persas de todas as partes do Irã, que datam do século XVI até o presente.

Carpet Museum of Iran - Teerã - Irã
Carpet Museum of Iran – Teerã – Irã

Além desses pontos, um dos primeiros lugares que conheci em Teerã foi a Ponte Tabiat, que exclusivamente para pedestres. Ela atravessa uma autoestrada e liga dois lindos parques. Por lá você vai encontrar vários restaurantes, praça de skate, planetário e estacionamento, e no outro lado, uma área com muitas árvores, áreas para lazer, esporte e piquenique. Além de tudo, é uma bonita obra de engenharia.

Se você ainda estiver com um tempinho pode ir conhecer o Complexo de Sa’dabad, (em persa کاخ سعدآباد), um complexo de 300 hectares construído pelos monarcas de Qajar e Pahlavi, localizado em Shemiran, grande Teerã. Este abaixo é o Palácio Branco, onde estive em uma parte de uma manhã.

Quanto tempo ficar em Teerã

Afinal, agora você deve estar se perguntando quanto tempo é o ideal para ficar em Teerã. Eu fiquei 3 dias e considero mais que suficiente. Depois segui viagem para outro lugar, que conto em outro post.

Recomendações importantes

Viajando sozinha por um país com uma cultura tão diferente da nossa e sendo mulher, é importante tomar alguns cuidados, portanto vou listar abaixo alguns deles:

• Nunca encare um homem no Irã, porque você pode ser mal interpretada;
  • Homens e mulheres normalmente não se tocam no Irã, então nunca seja a primeira a cumprimentar um homem no Irã com a mão, sempre espere que ele o faça primeiro;
  • Algumas casas de chá no Irã são somente para homens, então fique atenta a isso;
  • Nas cidades menores eles são mais conservadores, em Teerã vi muitas mulheres bem modernas, inclusive dirigindo e ocupando cargos;
  • Cuidado com a vestimenta, as mulheres têm que cobrir praticamente todo o corpo, inclusive com véu na cabeça, calça comprida ou saias compridas e os braços têm que ficar cobertos, pelos menos até a altura do cotovelo. Eu levei um monte de lenços tipo echarpe e túnicas. Não tive problema com isso, mas vi mulheres tendo impasses na rua;
  • No Irã, as mulheres não podem usar roupas apertadas que marquem o corpo e muito menos transparentes;
  • Eu usei tênis o tempo todo (até porque andei demais e fui num período mais frio), mas sandálias são permitidas;
  • Andar maquiada e com as unhas feitas é permitido, aliás, as iranianas estão sempre bem arrumadas, apesar desse monte de regras.

O que acontece se a mulher não usar o véu na cabeça (hijab)

Como disse anteriormente, as mulheres precisam usar o véu na cabeça, lá conhecido como hijab, que não é a burca, como muitos pensam. Já no avião quando estava para pousar, as mulheres o colocam e comigo não foi diferente. Eu levei vários xales, que fizeram as vezes de hijab, então não comprei nenhum por lá.

Eu usando o véu na cabeça - Teerã - Irã
Eu usando o véu na cabeça – Teerã – Irã

Você viu na minha foto acima que nem todo o meu cabelo está coberto. Pois é, pelo menos em Teerã isso é mais suave, não só eu usei assim, como vi várias mulheres desse jeito, iranianas, principalmente as mais jovens. Por lá é mais liberado, mas não pode tirar da cabeça.

Estudantes em Teerã - Teerã - Irã
Estudantes em Teerã – Teerã – Irã

No Irã existe uma polícia que cuida especificamente da moral e dos bons costumes, e essa turma está por todo lado, normalmente se vestem todas de preto e de forma bem tradicional. Essa polícia é encarregada de vigiar a forma como as mulheres se vestem. Elas ficam nos lugares mais movimentados.

A polícia moral pode inclusive levar a pessoa presa caso ela não esteja vestida de forma adequada, mas com turistas eles costumam ser mais complacentes, mas, ainda assim, não pode ter reincidência. Eu cheguei a ver uma mulher sendo abordada por elas porque estava com a cabeça descoberta. Abaixo mostro como elas são.

Polícia moral - Irã
Polícia moral – Irã

Contudo, em torno dos lugares sagrados, você deverá vestir-se ainda mais modestamente em um châdor, que é uma camada inteira de pano preto projetada para cobrir tudo, exceto o rosto, no caso de mulheres que não são da religião islâmica, o châdor é branco. Eles fornecem nos lugares sagrados para você. Para mim, foi como se eu estivesse coberta por um lençol. Veja a foto abaixo.

Eu vestindo um châdor - Irã
Eu vestindo um châdor – Irã

Agora, é muito difícil andar com isso sem cair, pelo menos para mim foi.

Recomendação da blogueira: Entretanto, se caso você, como mulher, venha a sofrer algum tipo de assédio no Irã, o bom é procurar a embaixada brasileira, para solicitar orientação, assim será melhor para você. Mas, saliento que o Irã é um país seguro, pelo menos quando fui, é só seguir a cartilha e não terá problemas.

Qual é a moeda usada no Irã

Esqueça o cartão de crédito, você não vai usá-lo no Irã. Por conta do embargo americano, não há nenhuma possibilidade de nenhum lugar aceitar cartão de crédito, a não ser os dos bancos iranianos. A moeda para troca aceita é o Euro, não adianta levar dólares.

Onde trocar dinheiro

Infelizmente no Irã também existem os larápios, então só troque dinheiro em casas de câmbio confiáveis. O guia que me acompanhou na viagem sempre me levava, mas de um modo geral elas são seguras.

A maluquice da moeda iraniana

Os números persas não seguem a numeração romana, então você já viu, é uma coisa louca, eu sofria horrores para entender.

Em princípio a moeda oficial do Irã é o rial, disponível em notas que variam de 2.000 a 1.000.000. Mas, é comum ver os iranianos referindo-se à moeda como “Toman“, uma espécie de unidade monetária alternativa, criada para simplificar os muitos zeros causados pela inflação.

Dica da Blogueira: Guarde isso, 1 toman equivale a 10 rials. Na maioria das vezes o preço vai estar em rial, mas na hora de pagar será convertido para toman. Porém, sempre pergunte se os valores informados são em rials ou tomans O legal é que o povo iraniano é bastante honesto e ajuda na conversão.

A internet não é liberada no Irã

Isso mesmo que você leu, no Irã sites como Facebook, YouTube e Twitter são bloqueados, mas e-mail e Instagram são liberados, só não sei por que exatamente que os três primeiros não são. Todavia, aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp sofrem filtragens esporádicas.

O Uber e o AirBnb também existem no Irã.

Eu usei um chip local, que é bem fácil comprar por lá, porém tem que levar o passaporte.

O hotel vai reter seu passaporte

Eu, como saí do Brasil sabendo disso, porque a agência me informou, levei uma cópia das principais páginas de meu passaporte. Isto é, todo hotel em que você se hospedar no Irã vai reter seu passaporte no momento em que você fizer o check-in, só vai te devolver quando você fizer o check-out. No começo achei estranho, mas depois me acostumei, é lei por lá. Então não adianta nem discutir.

Melhor época do ano para visitar o Irã

Eu fui no mês de março, então peguei o final do inverno e início da primavera. (Ainda bem, já imaginou com um calor danado e precisar usar aquele monte de roupas?). Mesmo assim peguei dias quentes.

Primavera no Irã

Mas se engana quem acha que no Irã o clima é desértico. Tem lugares inclusive em que faz muito frio, em Teerã mesmo é possível ver as montanhas que circundam a cidade com neve em seu topo.

Neve no topo da montanha em Teerã - Irã
Neve no topo da montanha em Teerã – Irã

Neste sentido, eu considero a melhor época para visitar o Irã de março a maio, e de setembro a outubro, dessa forma você evita o calor sufocante do verão e o inverno rigoroso com estradas bloqueadas por neve.

Fique atento aos feriados ao funcionamento do comércio

Além de observar a melhor época do ano para viajar para o Irã, é bom ficar atento aos feriados e funcionamento comercial de bancos por exemplo. Eu mesma cheguei numa quinta-feira e na sexta-feira tive uma surpresa, pois o fim de semana oficial no Irã é sexta-feira, embora muitas organizações estejam abertas somente até meio-dia na quinta-feira, ou seja, não conseguia trocar dinheiro.

Geralmente eles dividem as férias persas em feriados religiosos e nacionais, enquanto ambos são feriados bancários e legais também. Existem
também feriados para minorias cristãs, judaicas e zoroastrianas, mas não são de âmbito nacional.

Recomendação da blogueira: Por ser um país de maioria muçulmana, feriados religiosos e datas comemorativas devem ser levados em consideração na hora de decidir quando visitá-lo.

Os meios de transporte público

Teerã tem um trânsito caótico, o transporte público funciona bem, mas as mulheres devem ficar atentas, pois os lugares de mulheres são separados dos de homens.

Como eu fui com uma agência de viagem, o meu guia cuidava de meu transporte pela cidade e foi mais tranquilo.

Porém, fiquei sabendo que os serviços de táxi também funcionam muito bem e não são caros e também há um aplicativo no modelo do Uber, pois o Uber não funciona por lá.

Táxi em Teerã - Irã
Táxi em Teerã – Irã

O que é proibido no Irã

• Homossexualismo no Irã é crime, como disse antes, eles têm uma cultura bem fechada, mantendo a pena de morte por orientação sexual. Uma pena! Porém, é claro que existem gays por lá, mas, como manifestações de carinho em público são proibidas, ninguém vai perceber;
  • Cachorros não podem sair na rua. As pessoas têm que mantê-los dentro de casa;
  • Você não pode levar para o Irã revistas, fotos, filmes e snaps pornográficos ou qualquer coisa que seja, segundo eles, contra a dignidade religiosa e nacional do país;
  • Bebidas alcoólicas, narcóticos, armas e munições, ou qualquer coisa explosiva;
  • Por lá você só vai encontrar cerveja com 0,0% de teor alcoólico;
Cerveja 0,0% de álcool - Teerã - Irã
Cerveja 0,0% de álcool – Teerã – Irã
  • São proibidos quaisquer tipos de escritos contra a religião oficial do país, e a ordem pública, pureza pública e dignidade nacional;
  • Além disso tudo, também é proibido fazer demonstrações de carinho em público. Não pode beijinho, nem no rosto, nem abraços, nem nada;
  • Os homens por lá não usam bermudas em ambientes públicos e o uso de cordões e brincos é terminantemente proibido para eles;
  • O divórcio também é proibido;
  • E por fim, dançar e cantar em público é proibido também;
  • Mesmo com todas essas restrições não deixe de conhecer esse belo país, vale muito a pena, pois afirmo que o povo é muito simpático.

Os banheiros no Irã

A exemplo da Índia, no Irã você também vai encontrar os banheiros turcos ou asiáticos, aqueles em que você precisa ficar de cócoras, que são rentes ao chão. Como já tinha viajado para a Índia e a Turquia não estranhei muito, porém confesso que não sou afeita a esse tipo de banheiro.

Qual idioma é falado no Irã

No Irã se fala o farsi e não o árabe. Apesar de parecidos, o iraniano não gosta que se confunda o farsi com o árabe, assim como o brasileiro não gosta que o português seja confundido com o espanhol.

Religião

Como você já sabe, a maioria do povo iraniano é islâmico, todavia, apesar de o país ser uma República Islâmica, o que significa que as leis civis estão sujeitas às leis do Corão, existem também no país cristãos, judeus e alguns remanescentes do zoroastrismo (primeira religião do Império Persa).

Fuso Horário

O Irã está 07h30 à frente do horário de Brasília. Durante o nosso horário de verão, esta diferença se reduz para 06h30 horas.

Segurança no Irã

De forma geral, o Irã é um país bastante seguro para os turistas. Mas, assim como em qualquer viagem, tome cuidado com seus pertences e documentos, especialmente em lugares muito movimentados. Mantenha os objetos de valor sempre com você. Não é comum haver cofres nos hotéis.

Como tirar visto para entrada no Irã

Eu entrei em contato com a embaixada em Brasília e eles me passaram todas as informações por e-mail. Embora elas estivessem no site da embaixada, não quis arriscar que nada desse errado, ainda mais que iria enviar meu passaporte pelo correio via sedex.

Agora uma curiosidade: eles pedem atestado de saúde, indicando ausência de doenças tais como Malária, Dengue, Febre Amarela e HIV. E é óbvio que tive que providenciar tudo indo ao médico e solicitando esses exames.

Visto para o Irã

O que comer no Irã

Eu gostei muito da gastronomia persa, que é interessante, mas não muito variada. A base da culinária é o famoso kebab de carne bovina, peixe ou de frango e faz parte do dia a dia das viagens ao Irã.

Kebab de peixe - Irã
Kebab de peixe – Irã

Além disso, é comum o arroz ser servido com um tablete de manteiga para misturar e um pouco de açafrão. Aliás, eu adorei o arroz iraniano, eles fazem de vários jeitos e tinha um prato de arroz que eu gostei demais (mostro na foto abaixo). Infelizmente não guardei o nome.

Prato de arroz no Irã

Lá se come, principalmente se come muita berinjela, iogurte, lentilha, feijão, cebola, tomate. Pistaches e cerejas também são itens bastante presentes. Não há carne de porco na gastronomia iraniana, pois os Aiatolás o consideram um animal sujo.

Após as refeições, é costume local serem servidos o chay (chá preto) e o qalyan (conhecido por aqui como narguilé). Na parte de bebidas, além do chá, existe uma razoável variedade de sucos e refrigerantes. Bebidas alcoólicas de qualquer natureza são proibidas no Irã, apesar de ser de lá a famosa uva Shiraz.

É muito comum os restaurantes estarem dispostos no estilo persa, ou seja, come-se sentado no chão, sobre tapetes persas (é claro!). Este é um hábito cotidiano cultivado ainda hoje em pequenas cidades iranianas. Também é comum comer com a colher e não com garfo e faca como estamos acostumados.

Os cafés da manhã normalmente contam com chá, nam (pão local), manteiga, azeitonas, pepino, tomate e ovo cozido. Nem sempre há frutas ou frios disponíveis.

Padeiro fazendo o nam - Irã
Padeiro fazendo o nam – Irã

Experimentei por lá um sorvete bem diferente e muito gostoso. Agora não me pergunte o nome porque não lembro.

Sorvete Iraniano - Irã
Sorvete Iraniano – Irã

15 Curiosidades sobre o Irã

• Dias da semana e horário comercial – No Irã a semana começa no sábado! Quintas e sextas-feiras são os dias de descanso. Por causa do calor, o comércio fecha das 12h00 às 16h00;
  • Calendário – No Irã eles ainda estão no ano de 1398. Os anos são contados a partir do inicio da primavera do ano em que Maomé foi de Meca para Medina, ou seja, o ano novo (Noruz) deles é no dia 21 de março;
  • Bazares – Os bazares iranianos são enormes. Apesar de serem divididos por setor, é um tanto difícil entender sua lógica;
  • Parques – O famoso piquenique no parque faz parte da cultura e rotina iranianas. É muito comum ver parques e praças cheios de pessoas comendo e conversando;
  • Hotéis – Nem sempre as pessoas falam inglês nos hotéis, e nos quartos normalmente há um quadro que indica a direção de Meca;
  • Para circular de táxi nas cidades iranianas – Os taxistas raramente falam inglês, e não possuem taxímetro e os preços variam bastante, mas são sempre muito baixos, variando entre U$ 3,00 e U$ 8,00;
  • Bebidas Alcoólicas – A importação e o consumo de qualquer bebida alcoólica no país são estritamente proibidos;
  • Cirurgia Plástica no Irã – Outra das curiosidades do Irã muito interessante é que o país é um dos grandes centros de cirurgia plástica no mundo. Qualquer cirurgia estética é extremamente comum no Irã e eles são referência no quesito, principalmente rinoplastia;
  • Grande número de livrarias – Os iranianos adoram livrarias e têm veneração pelos poetas persas;
  • Superstição – O povo do Irã é extremamente supersticioso;
  • Casamento de curta duração – Isso mesmo, no Irã é permitido casamento com prazo de validade, pode durar horas, dias ou anos;
  • Poligamia – A poligamia para os homens é legal no Irã. Os homens iranianos podem se casar com até quatro esposas. Depois que uma mulher se casa, ela não pode mais cursar o correspondente ao nosso Ensino Médio. As garotas podem se casar a partir dos 13 anos e os homens a partir dos 15;
  • Mártires nas ruas – É muito comum no Irã ver fotos de soldados iranianos que morreram na guerra entre Irã e Iraque nos anos 1980;
  • Mulheres não podem andar de bicicleta – Você acredita nisso? Pois é, as mulheres são proibidas de andar de bicicleta;
  • Caviar – O Irã é o maior exportador de caviar do mundo, aliás, de um tipo raro e caro de caviar.

Recomendação da Blogueira: Por último, deixe seu preconceito de lado, e a propaganda negativa que às vezes a mídia faz do Irã, faça as malas e vá conhecer esse belo país, garanto que não vai se arrepender. Mas vá de cabeça aberta e coração leve.

Não esqueça o seguro viagem

Antes de se aventurar pelo Irã e para qualquer lugar do mundo, faça um seguro viagem. Então, antes de fazer as malas e saí por aí, recomendo que faça uma cotação na Seguros Promo. Usando o código DOIDAPORVIAGEM5, você ganha 5% de desconto! Aproveite!! Faça uma boa viagem e volte para me contar.

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Olá mundo! Para uma pessoa que doida por viagem, nada como um blog de outra pessoa doida por viagem, é isso que sou. Professora universitária, poeta, escritora de livros infantis e apaixonada pelo mundo.