Dubai – conhecendo o Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo
Depois de minha viagem para o Nepal e já que iria mesmo fazer escala em Dubai, antes de chegar no Brasil, resolvi conhecer o Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, afinal era o único local que eu realmente tinha interesse em conhecer em Dubai, uma vez que esse é o maior arranha-céu já construído pelo ser humano até o momento, com 828 metros de altura e 160 andares.
Meu interesse pelo Burj Khalifa surgiu quando vi o filme Missão Impossível – Protocolo Fantasma, onde há uma cena em que o personagem do Tom Cruise passa de um quarto do Hotel Armani para outro, pelo lado de fora.
Antes de mais nada, eu preciso dizer que saí da pobreza e fui parar na riqueza, de um extremo ao outro em menos de 6 horas.
Mas, de volta ao assunto: como surgiu o Burj Khalifa? Já vou explicar.
Burj Khalifa Bin Zayid
O Burj Khalifa Bin Zayid primeiramente recebeu o nome de Burj Dubai, e está localizado em Dubai nos Emirados Árabes Unidos. Ele é a maior estrutura e por consequência o maior arranha-céu já construído pelo homem. A construção começou em 21 de setembro de 2004, sendo o prédio inaugurado em 4 de janeiro de 2010.
Posteriormente, seu nome foi alterado, em função de um empréstimo feito de 10 bilhões de dólares pelo Khalifa Bin Zayed Al Nahyan, xeque do emirado de Abu Dhabi, para evitar que o emirado de Dubai desse um calote em investidores de uma de suas principais companhias, a Dubai World.
O orçamento total do projeto do Burj Khalifa girou em torno de 4,1 bilhões de dólares e o prédio levou quase seis anos para ser concluído, envolvendo 380 engenheiros.
Além disso, ele é uma estrutura que se ergue entre o deserto e o mar, e que pode ser vista a 95 km de distância. E, afinal como é visitar o prédio mais alto do mundo?
Visitando o Burj Khalifa
Contudo, para visitar o prédio mais alto do mundo é preciso ir até o maior shopping center do mundo em área construída, não em vendas, o Dubai Mail. Como eu estava muito cansada, afinal, já estava vindo de muitos dias de viagem pela Índia e pelo Nepal, não queria saber de shopping, só mesmo do Burj Khalifa.
O mais engraçado é que para subir, você antes precisa descer. A entrada para pegar o elevador é pelo subsolo, LG (Lower Ground).
O observatório se chama ¨At the Top¨. Só é possível subir com hora marcada, os ingressos podem (e eu recomendo) que sejam comprados com antecedência, mas dá para comprar até uma hora antes. Mais abaixo escrevo sobre os preços.
Pois bem, o Burj Khalifa, é uma mistura de prédio residencial e comercial. Os andares onde se pode morar ficam entre 19o. e 37o. andares. São os flats do Armani Residences e contam com o serviço do Armani Hotel, sendo as demais áreas residenciais entre os andares 44-72 e 77-108.
O Hotel Armani ocupa os andares logo em abaixo, do 1o. ao 8o. andar, no entanto, as suítes mais caras ficam nos andares 38o. e 39o. O mirante fica no 124o. andar e foi para lá que eu fui.
Antes de subir, o grupo agendado aguarda numa simpática sala onde são servidos petiscos e passadas as instruções sobre a subida.
O prédio é todo envidraçado, com uma vista de 360 graus, o que faz da visita uma experiência única; ver o mundo lá daquela altura, de onde tudo parece tão pequeno e insignificante.
Lá em cima tem um café e duas lojas de suvenires. Bebidas alcoólicas não são vendidas, mas quem precisa disso olhando para aquela vista, não é mesmo? Abaixo, listo vinte curiosidades sobre o Burj Khalifa.
Vinte Curiosidades sobre o Burj Khalifa
- No dia 24 de julho de 2007, ele superou o edifício que até então era o mais alto do mundo, a Torre Taipei 101, localizado na cidade de mesmo nome.
- Em árabe, “burj” significa torre.
- A torre conta com 57 elevadores, pesa 500.000 toneladas e está coberta com 28.601 painéis de cristal.
- O peso total do alumínio usado no Burj Khalifa é equivalente ao de cinco aeronaves A380.
- O elevador de serviço possui uma capacidade de 5.500 kg e é considerado o elevador de serviços mais alto do mundo.
- Ele é o elevador que percorre a maior distância do mundo.
- E também o elevador o mais rápido, alcançando até 64 km/h.
- O observatório Burj Khalifa possui elevadores-táxi de cabine dupla, com capacidade para 12 até 14 pessoas por cabine. Viajando a 10 metros por segundo, eles são os elevadores que percorrem a distância mais longa do mundo.
- O Burj Khalifa possui elevadores programados para permitir uma evacuação controlada em caso de incêndio ou por certos eventos de segurança.
- Ele é o primeiro edifício mais alto do mundo onde se pode morar.
- O Burj Khalifa é tão alto que você pode ver o pôr do sol na base, subir até o topo e ver o pôr do sol de novo.
- Ele é a mais alta plataforma de observação ao ar livre no mundo
- O deque de observação “At The Top”, do Burj Khalifa, localizado no 124o andar, é uma das principais atrações turísticas da cidade. Do topo, pode-se ver uma vista em 360o do oceano, do deserto e da cidade.
- Ele tem a mais alta mesquita do planeta no 158º andar.
- Ele tem a boate mais alta da Terra, que fica no 144º andar.
- Visto de cima, o Burj Khalifa forma uma flor de lis.
- A partir do topo do edifício, é possível se avistar até mesmo países vizinhos aos Emirados Árabes, como Irã e Omã.
- Para limpar todas as janelas de Burj Khalifa, seria necessário, pelo menos, 4 meses.
- 15 milhões de litros de água são coletados todos os anos por condensação nos vidros do edifício.
- A quantidade de aço necessária para construir o Burj Khalifa, daria para construir uma ponte atravessando até 1/4 do planeta Terra (Dos Estados Unidos ao Oriente Médio).
Como comprar ingressos
Eu comprei meu ingresso online no site oficial, o que, aliás é o método mais recomendável, além disso, eles se esgotam rápido. Porém eu conseguir comprar o meu no mesmo dia que faria a visita.
Horários de funcionamento
- O 124º andar fica aberto todos os dias das 08:30 às 23:00 horas.
- O 148º andar abre às 9:30 e funciona até as 22:00.
Inegavelmente é uma experiência que vale a pena, pela maravilha da engenharia e pela vista de tirar o fôlego que ela proporciona.
Melhor horário para visitar
O melhor horário para subir no Burj Khalifa do meu ponto de vista é ao entardecer. Eu fui num grupo das 17h00, no entanto esse também é um horário bem concorrido.
Preços
Mirante do 124º andar:
Adultos: Entre 125 e 200 AED (corresponde a aproximadamente 54 USD) do horário.
Crianças entre 4 e 12 anos: entre 95 e 160 AED em função do horário.
Menores de 4 anos: entrada gratuita.
Mirante do 148º andar:
Pessoas a partir de 4 anos: entre 350 e 500AED (corresponde a aproximadamente 136 USD) em função do horário.
Crianças menores de 4 anos: entrada gratuita.
2 Comentários
Sandra Diniz
É, realmente, uma visita imperdível! A visão que se tem lá de cima é indescritível!
Marta Souza
Obrigada pelo comentário. Volte sempre para visitar o doidaporviagem.