Brasil,  São Paulo

Roteiro gastronômico e cultural por São Paulo em 5 dias

São Paulo, a cidade, é um lugar fascinante, lotado, trânsito caótico, gente para lá e para cá, enfim uma autêntica metrópole, mas quem falou quem não é possível fazer um roteiro bacana nessa cidade? É possível e enriquecedor, além do mais pode ser bem gostoso também.

Estive lá com meu filho num feriado prolongado de outubro de 2018 e foi tudo de bom.

A imagem acima é do Farol do Santander. Fica na Avenida Paulista, é um lugar muito bacana para visitar, principalmente num domingo de manhã. Eu escrevo sobre ele mais abaixo.

Deixo aqui algumas dicas de lugares bacanas que podem ser visitados. Às vezes em um dia dar para ir em mais de um lugar e assim aproveitar bem sua estadia nessa cidade.

Esse acima é o famoso MASP (Museu de Arte de São Paulo)

Já em nosso primeiro dia resolvemos ir no MASP, lugar que é ponto de muitas manifestações culturais e políticas na cidade. Lá pudemos visitar a exposição permanente que fica no 2o. andar. O melhor de tudo foi que era uma quarta-feira e entramos sem pagar ingresso, pena que não atinamos que o MASP fechava às 18h00 e acabamos ficando sem ver todas as obras, mas iremos voltar com certeza.

E a gastronomia? Você deve estar se perguntando, então nesse dia fomos almoçar (antes do MASP é claro) no Arturito, restaurante que a Paola Carosella comanda, para quem não sabe ela é uma das juradas do programa do Master Chef, eu e meu filho somos super fãs dela e do programa, fomos para lá. Pedimos um maravilhoso pão de entrada e ficamos com o menu executivo que é mais acessível para nosso bolso. Valeu muito à pena. Nós adoramos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG-20181010-WA0004.jpg

Claro que não iria deixar de tirar uma foto com a Chef Paola.

Terminamos nosso primeiro dia e depois fomos para onde estávamos hospedados, coisa que aliás fizemos pelo Airbnb, foi bem mais econômico. Ficamos na Vila Mariana relativamente perto de uma estação do metrô.

Em Nosso segundo dia fomos conhecer o Museu de Arte Contemporânea (MAC), foi um passeio excelente. No espaço tem um delicioso café, onde experimentei um pão de queijo bem diferente, ele é frito, infelizmente não guardei o nome da guloseima se alguém souber por favor me fale. Tem mais uma coisa que eu já ia esquecendo, lá tem uma passarela que te leva para o Parque do Ibirapuera, mas nesse dia nós não fomos, saímos de lá e fomos direto para o SAL um dos restaurantes do chef Fogaça.

doidaporviagem no Ibirapuera
Maravilhosa escultura de carrinhos na entrada do MAC

Restaurante SAL

SAL é um restaurante descontraído, mas com muita qualidade e finês, eu queria muito conhecê-lo por ele ser do Chef Fogaça, outro jurado do Master Chef, que aliás infelizmente não estava lá no dia. Escolhemos o prato do menu executivo, que por sinal era uma iguaria que eu não tinha muito apreço, mas que lá eu comi de lamber os beiços e foi uma ótima pedida. Ficamos bem satisfeitos. O restaurante fica próximo a Paulista e fomos para lá à pé.

Fachada do SAL

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Saímos do SAL e fomos conhecer o MIS, que estava com uma exposição dedicada ao Hitchcook, imagine eu super fã desse diretor o que achei disso, simplesmente maravilhoso. A exposição se chamava “Nos bastidores do suspense” e foi uma imersão pelos filmes de Hitchcook, mas com certeza o MIS tem boas exposições em qualquer época do ano.

Parque do Ibirapuera, Pavilhão Japonês e Bienal

O nosso terceiro dia em São Paulo foi dedicado aos três acima. Eu só conhecia o Ibirapuera de nome e da televisão, já tinha mais que passado da hora de conhecer de verdade e lá fomos nós, era uma manhã de sexta-feira de feriado e o parque estava cheio, mas mesmo assim foi muito bom estar naquela imensidão de parque, bonito, verde e alegre, do jeito que deve ser um parque, com direito a muitas fotos.

Para completar esse lugar maravilhoso um pedacinho do Japão dentro do Ibirapuera, o Pavilhão Japonês, com um pequeno lago de carpas, tem também um pequeno espaço dedicado a memória e cultura japonesa, afinal é em São Paulo que fica a maior colônia de japoneses do Brasil, também circulando o pavilhão tem um jardim japonês repleto de plantas e árvores ornamentais. Estava acontecendo a Bienal de artes e nós resolvemos dar um pulo lá, já que estávamos tão perto, afinal arte nunca é demais, de lá fomos almoçar no restaurante do Museu de Arte Moderna, que tem um maravilhoso restaurante onde é servido o esquema de buffet pratos deliciosos. Almoçamos sem pressa e depois seguimos para o MAC, pois nos disseram que de seu topo era possível ver um por do sol lindo e qual não foi nossa surpresa que além do por do sol também estava acontecendo um casamento de pessoas do mesmo sexo, caímos de penetra na cerimônia, que por sinal foi muito bonita e de bom gosto. Ufa que dia maravilhoso!

Bairro da Liberdade, Beco do Batman e Vila Madalena

Esses três com certeza são para coroar um lindo sábado de outubro ensolarado em São Paulo. Primeiro fomos para o Bairro da Liberdade o maior reduto da comunidade japonesa no Brasil e talvez a maior fora do Japão, esse bairro vale muito à pena para os que gostam da cultura nipônica e de sua gastronomia, num sábado de manhã vá preparado para enfrentar ruas, lojas e restaurantes cheios, pois foi o que aconteceu conosco, mas mesmo assim valeu muito à pena. Meu filho que adora mangás encontrou uma loja com um montão deles. Quando resolvemos almoçar andamos quase uma hora tentando achar um restaurante que não tivesse uma fila imensa, coisa quase impossível num sábado.

Almoçados seguimos para o Beco do Batman, nem eu sabia muita coisa desse lugar, tinha lido que havia uns grafites bonitos e como gosto de qualquer expressão de arte e meu filho também ficamos curiosos para conhecer, esse beco fica numa travessa da Vila Madalena, que é um bairro boêmio de São Paulo conhecido pela variedade de barzinhos com também variedades de músicas para todos os gostos, nossa intenção foi conhecer o Beco do Batman e de lá fechar o dia tomando uma cerveja num desses barzinhos e foi exatamente o que fizemos. Perguntar para nós se o dia valeu à pena é já saber da resposta: SIM e muito.

Farol Santander

Haviam me falado que do Farol Santander era possível ter uma bela vista de São Paulo, claro que não poderíamos deixar de visitar esse lugar. O prédio um dia foi do Banespa. Além do mirante maravilhoso é possível também visitar as várias exposições que estão espalhadas em alguns andares do prédio, tal como as que resgatam a memória do prédio entre os anos de 1940 e 1950. O edifício foi inspirado no Empire State em Nova York. No quarto andar, há uma exposição permanente de Vik Muniz, para quem como eu e meu filho que gostamos dele é um prato cheio. Quando estivemos lá também havia uma mostra sobre Adoniran Barbosa. Vale à pena conferir a programação no site do Farol. Uma última coisinha: a entrada é paga mas vale muito à pena, pelas exposições e claro pelo mirante que proporciona uma bela vista da cidade para nossos olhos. Super recomendo como programa para um domingo de sol. Antes de ir almoçar seguimos caminhando para o Pátio do Colégio, marco histórico de São Paulo, por ter sido lá que foi levantada a primeira construção da cidade, acha que íamos perder isso?

Pinacoteca

Em nosso último dia em São Paulo tínhamos a manhã livre porque nosso voo seria só no início da noite, ou seja, ainda dava para aproveitar um pouquinho mais cidade, então resolvemos ir conhecer a Pinacoteca do Estado de São Paulo, é muito fácil chegar lá, é só pegar o metrô em direção à Estação da Luz e subir as escadas. A Pinacoteca abriga obras de artistas brasileiros. Com essa visita fechamos nossos dias em São Paulo com chave de ouro. Claro que ainda ficaram muitos outros lugares para visitar, mas com certeza isso será feito numa próxima vez e eu voltarei para escrever sobre essa próxima vez com certeza.

Olá mundo! Para uma pessoa que doida por viagem, nada como um blog de outra pessoa doida por viagem, é isso que sou. Professora universitária, poeta, escritora de livros infantis e apaixonada pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.