África do Sul,  Cape Town

Conheça o Cabo da Boa Esperança na África do Sul

Como já escrevi em outro post, estive na África do Sul para fazer trabalho voluntário, mais precisamente na Cidade do Cabo (Cape Town), e claro que fui conhecer o Cabo da Boa Esperança. Afinal de contas, aprendi sobre ele no ensino fundamental e não podia deixar passar essa oportunidade.

Placa clássica no Cabo da Boa Esperança - Cidade do Cabo - África do Sul
Placa clássica no Cabo da Boa Esperança – Cidade do Cabo – África do Sul

O Cabo da Boa Esperança foi e é de grande importância para a história mundial. Na minha opinião, se você estiver por ali não deixe de conhecer, considero um daqueles lugares imperdíveis para se conhecer. E além de tudo, é um lugar muito bonito.

Praia no Cabo da Boa Esperança - Cidade do Cabo - África do Sul
Praia no Cabo da Boa Esperança – Cidade do Cabo – África do Sul

Ele fica relativamente perto da Cidade do Cabo, cerca de 70 km, então dá tranquilo para fazer um bate e volta, aliás, foi o que eu fiz, e no mesmo dia ainda aproveitei para ir conhecer Boulders Beach, que é uma colônia de pinguins africanos, mas falo sobre isso em outro post.

O lugar onde o Cabo da Boa Esperança está faz parte do Parque Nacional da Table Mountain, o que faz dele uma área de preservação ambiental.

Vista de parte da Table Mountain a partir do Cabo da Boa Esperança - África do Sul
Vista de parte da Table Mountain a partir do Cabo da Boa Esperança – África do Sul

O Cabo da Boa Esperança e a História

O Cabo da Boa Esperança também era conhecido como Cabo das Tormentas. Quem lhe deu esse nome foi o navegador português Bartolomeu Dias, por conta de diversos naufrágios em suas águas, pois a região é famosa por suas tempestades e navegação perigosa.

Bartolomeu foi o primeiro europeu a contorná-lo, em 1488, demonstrando que era possível se chegar ao oriente por mar. 

Cabo da Boa Esperança - Cidade do Cabo - África do Sul
Cabo da Boa Esperança – Cidade do Cabo – África do Sul

Por essa razão, posteriormente D. João II o chamou de Cabo da Boa Esperança, porque enfim o caminho para as Índias pelo oceano havia sido transposto, o que facilitaria em muito a navegação. Isso ajudou inclusive na descoberta da América por Colombo em 1492, e consequentemente o Brasil, que foi descoberto pelos portugueses.

E porque não dizer? Que isso facilitou e muito o comércio internacional, daí a grande importância do Cabo da Boa Esperança para a História.

Todavia, por muito tempo se cometeu um engano em relação ao Cabo da Boa Esperança. Dizia-se que ele ficava na ponta da África, no extremo sul do continente africano, porém ele fica na verdade a sudoeste do continente.

Como visitar o Cabo da Boa Esperança

O local onde se encontra o Cabo da Boa Esperança é imenso, basta dizer que se encontra dentro do Parque da Table Mountain, por aí é possível você ter ideia de seu tamanho. A bela vista e a importância histórica não são só as grandes atrações do lugar, o local possui também uma fauna e flora muito ricas.

Eu comecei fazendo o acesso mais fácil, onde se encontram os dois faróis. O farol mais alto, e com acesso ao maravilhoso mirante para o Cape Point, pode ser acessado a pé ou por um funicular pago, eu acessei por funicular.

Primeiro Farol - Cabo da Esperança - África do Sul
Primeiro Farol – Cabo da Esperança – África do Sul

Mesmo subindo com o funicular, lá em cima você ainda terá que subir a pé, então o funicular ajuda a poupar energia para as próximas pernadas.

Subida para o mirante - Cabo da Boa Esperança - África do Sul
Subida para o mirante – Cabo da Boa Esperança – África do Sul

O segundo farol não funciona mais, o único que está ativo é o primeiro farol. Lá de cima a vista é tão linda que chega a doer. A sensação de ficar olhando as ondas baterem nas pedras lá embaixo me encheu de uma grande emoção, eu fiquei algum tempo lá em cima apreciando ouvir esse som e a bela vista.

Como chegar ao Cabo da Boa Esperança

Você pode sair do V&A Waterfront, já descrito em outro post por mim. Por esse caminho são 72 km de distância, cerca de 2 horas de viagem. Para chegar ao Cabo da Boa Esperança, o melhor meio é o carro, e foi esse o transporte que utilizei.

Outra maneira é comprar um city tour em empresas especializadas, e existem várias na Cidade do Cabo.

Aviso da blogueira: O ônibus Hop On-Hop Off do Cape Town CityPass não vai até o Cabo da Boa Esperança.

Recomendação da Blogueira: Embora existam várias maneiras de chegar ao Cabo da Boa Esperança, eu recomendo ir pela Chapman’s Peak Drive, que é com certeza a estrada mais bonita de Cape Town. Ela tem 9 km de extensão e 114 curvas e você não vai resistir a tentação de não tirar fotos durante seu percurso.

Chapman’s Peak Drive - Cidade do Cabo - África do Sul
Chapman’s Peak Drive – Cidade do Cabo – África do Sul

Horários de funcionamento do parque e serviço

  • Cabo da Boa Esperança: De abril a setembro das 7h00 às 17h00, e de março a outubro das 6h00 às 18h00;
  • Funicular: De abril a setembro das 9h00 às 17h00, e de março a outubro das 9h00 às 17h30.

Valor do ingresso

É necessário pagar ingresso para entrar no Cabo da Boa Esperança, pois o valor pago serve para a manutenção do parque.

DescriçãoAdultosCrianças
Entrada padrãoR320R160
Sul-africanos (com identificação)R80R40
Nacionais da SADCR160R80

Esses valores não incluem o funicular. Qualquer dúvida consulte o site oficial.

Não esqueça o seguro viagem

Não importa o lugar para onde eu viaje, sempre faço seguro viagem, e claro, que para a África do Sul não foi diferente. Felizmente, até o momento nunca precisei usar, entretanto não recomendo para ninguém fazer uma viagem para qualquer lugar sem seguro.

Então, antes de fazer as malas e saí por aí, recomendo que faça uma cotação na Seguros Promo. Usando o código DOIDAPORVIAGEM5, você ganha 5% de desconto! Aproveite!! Faça uma boa viagem e volte para me contar.

Seguro Viagem:
África
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Olá mundo! Para uma pessoa que doida por viagem, nada como um blog de outra pessoa doida por viagem, é isso que sou. Professora universitária, poeta, escritora de livros infantis e apaixonada pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram