Ásia,  Índia,  Khajuraho

Os templos eróticos de Khajuraho na Índia

Khajuraho, é uma pequena cidade de pouco mais de 10 mil habitantes no estado de Madhya Pradesh, a cerca de 620 quilômetros a sudeste de Deli, capital da Índia. Para os padrões indianos isso é um vilarejo. É um dos mais populares destinos turísticos do país, pela presença do maior grupo de templos hindus, famosos pelas suas esculturas eróticas. Só para exemplificar coloco abaixo uma imagem da arquitetura dos templos de Khajuraho.

A cidade serviu de capital religiosa à dinastia Hindu Rajput dos Chandelas, que controlou esta parte da Índia entre o século 10 e o século 12. Eles eram seguidores do culto tântrico, para quem não sabe o tantra é o culto a feminilidade, é uma filosofia oriental de características matriarcais.

Templos eróticos de Khajuraho
Templos eróticos de Khajuraho
O templo Kandariya Mahadev
Atrás de mim o templo Kandariya Mahadev

Os Chandelas de Jejakabhukti eram uma dinastia real na Índia Central. Eles governaram grande parte da região Bundelkhand entre os séculos IX e XIII. Os Chandelas inicialmente governaram como feudatórios dos Gurjara-Pratiharas de Kanyakubja. O poder dos Chandelas terminou efetivamente por volta do início do século XIII. Os Chandelas ficaram bem conhecidos por sua arte e arquitetura, principalmente pelos templos em sua capital Khajuraho.

Como chegar em Khajuraho?

Khajuraho atualmente é um dos mais balados destinos turísticos na Índia, exatamente pela curiosidade em conhecer os templos eróticos desse lugar. Eu cheguei nessa pequena cidade adormecida nos braços do tempo vindo de Orchha de carro por uma estrada horrível, mas era o que eu tinha no momento e o negócio foi relaxar e para distrair tirei fotos pelo caminho. É comum a visita a Khajuraho ser encaixada no roteiro entre a visita ao Taj Mahal em Agra e Varanasi, desse modo foi exatamente isso que eu fiz.

Khajuraho é servido por um pequeno aeroporto, com voos a partir de Delhi, Agra, Varanasi e Mumbai. O local também é ligado por uma estação ferroviária localizada a aproximadamente seis quilômetros da entrada dos templos. Os templos ficam uns dez quilômetros da rodovia nacional leste-oeste e cerca de 50 quilômetros da cidade de Chhatarpur.

Os templos eróticos

Historicamente eram 85 templos e atualmente restam apenas 25 templos. O conjunto de templos foram dedicados a duas religiões, o hinduísmo e jainismo. Eles são patrimônio da Unesco desde 1982. Os templos são famosos por seu simbolismo arquitetônico estilo nagara.

O estilo Nagara inclui a incrustação de peças: deuses, animais e outros nas paredes das edificações.

A região central da Índia, onde estão os templos de Khajuraho, foi controlada por várias dinastias muçulmanas do século XIII ao século XVIII. Neste período, alguns templos foram profanados, seguidos de um longo período em que foram deixados negligenciados e até mesmo destruídos, o bom é que ficaram escondidos por um bom tempo encobertos por uma floresta e foram redescobertos em 1838. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Khajuraho_Group_of_Monuments

Esculturas eróticas nos Templos de Khajuraho
Esculturas eróticas nos Templos de Khajuraho.

Dessa forma, os puritanos talvez não se sintam à vontade conhecendo esses templos, mas é importante lembrar que eles são na verdade uma obra de arte e fazem parte da história da Índia e de sua cultura.

Esculturas eróticas nos Templos de Khajuraho
Esculturas eróticas nos Templos de Khajuraho
Detalhes de esculturas em toda torre do templo
Detalhes de esculturas em toda torre do templo
Vista do alto de um dos templos
Vista do alto de um dos templos

Apesar de ser o erotismo que mais chama a atenção nos templos de khajuraho, é bom informar que apenas 10% de todas as cenas apresentadas nas esculturas é que trazem esse foco, as demais representam atividades do cotidiano, tais como: mulheres colocando maquiagem, músicos, camponeses dentre outras. As cenas eróticas são sempre representadas entre seres humanos e não divindades.

As cenas que representam sexualidade ficam do lado de fora dos templos, parece que isso quer dizer que as pessoas devem deixar seus desejos do lado de fora dos templos, e que no interior fosse cultivada a sabedoria, reflexão e tranquilidade, tomando os deuses como objetivo de sua vida. É um erro também atribuir aos templos como sendo do Kama Sutra, embora a obra tenha sido escrita por volta do século III, não tem nada que os relacione a isso.

Nos templos eróticos de Khajuraho as deusas Nardi, princesa Durga e a famosa deusa Shiva retratam a encarnação de Vishnu, que é um dos principais deuses do hinduísmo e estão vestidos.

Interior de um dos templos
Interior de um dos templos

Umas das coisas que mais gostei nesse lugar foram os jardins, eles são lindos e bem cuidados, cheguei a me sentar em um dos vários bancos que existem por lá e ficar só na contemplação, embora fiquei sabendo que alguns criticam essa paisagem por considerarem que não tem nenhuma relação com os templos, no meu caso, adorei!

O templo com vista de parte do jardim
O templo com vista de parte do jardim
Templos de Khajuraho
Templos de Khajuraho

Sem dúvida posso afirmar que é um lugar muito interessante para ser visitado, ainda mais se você estiver indo para Varanasi, que alias foi exatamente meu próximo destino que relato aqui no blog.

Olá mundo! Para uma pessoa que doida por viagem, nada como um blog de outra pessoa doida por viagem, é isso que sou. Professora universitária, poeta, escritora de livros infantis e apaixonada pelo mundo.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram